sábado, 16 de maio de 2020

6º Ano - Trabalho Infantil- Semana: 18 a 29/05/2020

ETAPA: 6º Ano/Ensino Fundamental II
PERÍODO: 18 a 29/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Edmilson Paulo
TEMA NORTEADOR: Trabalho Infantil
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias.


ROTEIRO DE ESTUDOS


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença!


Cronograma de Atividades                                         Carga horária: 3h



Atividade Inicial                       Tempo estimado: 1h 20min


Tema: Trabalho Infantil 


O Trabalho Infantil é algo que vem sendo discutido, comentado por vários anos, por todo o mundo, aqui no Brasil não é diferente. Apesar de existir várias redes de apoio à criança, o trabalho infantil ainda existe. 



Vamos entender melhor o tema assistindo o vídeo a seguir:  


👀Preste bastante atenção!!Acompanhe o vídeo e responda o “Questionário 👀






Atividade de Desenvolvimento   Tempo estimado: 40 min


Agora que já sabemos mais sobre o trabalho Infantil vamos fazer a atividade clicando Aqui: Questionário 

Atividade de avaliativa. Observe o video postado e elabore de 5 a 10 linhas um resumo sobre o tema " Trabalho Infantil"

Faça um cartaz usando o seu próprio caderno e desenhe algumas crianças brincando e aproveitando sua infância.  

Aula Por: Edmilson Paulo

 





quarta-feira, 6 de maio de 2020

2 e 3ºPer./EJA - Educação de Jovens e Adultos

ETAPA:2 e 3ºPer/EJA - Educação de Jovens e Adultos
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Filosofia e Sociologia;
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): José Sampaio (Leal)
TEMA NORTEADOR: Inclusão e exclusão social
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema 

INCLUSÃO e EXCLUSÃO SOCIAL. 

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença


Cronograma de Atividades                                                                Carga horária: 3h


Atividade Inicial: Assita o vídeo com atenção e realize as atividades a seguir.








Atividade de Desenvolvimento: - Registre as atividades em seu caderno. 


A partir das impressões que você teve ao assistir o vídeo, responda às seguintes perguntas:

1. A felicidade ė algo natural que já nascemos com ela ou, é o resultado da forma como nos comportamos com o planeta e com as outras pessoas? Por que?



2. Descreva como você se colocaria dentro do contexto do que foi apresentado no vídeo?

Aula Por.: José Sampaio (Leal)

1ºPer. EJA - Desigualdade social - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:1ºPer/EJA - Educação de Jovens e Adultos
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Filosofia e Sociologia;
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): José Sampaio (Leal)
TEMA NORTEADOR: Desigualdade social - (Sociedade e Consumo)
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema 

DESIGUALDADE SOCIAL. 

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença


Cronograma de Atividades                                                                Carga horária: 3h


Atividade Inicial: 


 Assista ao vídeo e a partir daquilo que você entendeu responda às seguintes perguntas:



Atividade de sedenvolvimento: - Registre em seu caderno

1. O nosso comportamento com relação ao consumo só ė prejudicial ao planeta e a nós mesmos porque compramos celulares?

2. Qual o nosso papel como espėcie (humanos) nas tragėdias naturais que têm ocorrido no planeta, inclusive a do coronavírus?




Aula Por.:José Sampaio (Leal)


2ºAno - Inclusão Digital - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:2 Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Biologia, Filosofia e Sociologia;
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Malba Thaisa
TEMA NORTEADOR: Inclusão Digital 
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema 

INCLUSÃO DIGITAL. 

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença


Cronograma de Atividades                                                                Carga horária: 3h

Atividade Inicial: Faça a leitura do texto abaixo e veja os vídeos com atenção para que você consiga desenvolver as atividades 2 e 3.   

    

Você acredita que todas as pessoas podem ser inseridas na inclusão digital????


A Inclusão Digital


A inclusão digital é, primeiramente, uma conversa ampla. É uma extensão natural, para o ambiente digital, de algo que existe pelas diferenças sociais e culturais que permanecem na sociedade.
No Brasil, não é diferente. A desigualdade social, cultural e física entre as pessoas acaba gerando ainda mais segregação entre elas. 
A chegada dos computadores e da Internet estava sendo exatamente um prolongamento dessa desigualdade. Quem tinha privilégios, continuava os tendo, com relação à tecnologia. Entretanto, o próprio meio tecnológico, principalmente a Internet, é uma forma de democratizar conhecimento e oportunidades. E foi para acabar com diferença, que surgiu a inclusão digital.

Assim, esse conceito procura tornar acessível para o maior número de pessoas, a tecnologia, principalmente a Internet.Segundo um levantamento feito pela The Economist Inteligence Unit em parceria com o Facebook, chamado The Inclusive Internet, nosso país está em 31º lugar geral sobre o nível de Internet inclusiva.

Esse levantamento leva em consideração pontos como a disponibilidade de sinal, ambiente econômico e os custos. Apesar de ainda sabermos que existem muitas questões que precisam ser mais bem trabalhadas aqui no Brasil sobre a inclusão digital, já melhoramos em na Internet inclusiva, já que em 2016 o Brasil ocupava o 78º lugar nessa mesma pesquisa.Entretanto, levando em consideração apenas a disponibilidade de sinal, nossa posição cai para o 44º lugar. Ainda temos um longo caminho a percorrer aqui no Brasil.

A inclusão digital, juntamente à inclusão de PCD’s, a inclusão de pessoas negras e outros, como a diversidade e inclusão nas empresas, devem ser assuntos que devem ser falados e discutidos em sociedade.Isso porque tendemos a não enxergar a causa e a dor do outro e assim, deixamos passar oportunidades de crescer enquanto pessoas e sociedade. Afinal, o crescimento existe na diferença, em suas diversas maneiras.

E olhando para o lado empresarial também, existem ganhos na mudança desse olhar. Alinhar marketing e código de cultura gera uma série de benefícios, como a melhoria da satisfação dos colaboradores e consequentemente, aumento na produtividade.

Sem contar que o público que era deixado de lado, passa a ser consumidor com a inclusão digital. São pessoas que podem se expressar com mais liberdade e também a consumir produtos que antes não tinham acesso.
A democratização digital, que pode ser considerado um sinônimo para a inclusão digital, mas, na verdade, é uma consequência dela, pode ser realizada pelos governos ou pelas parcerias com empresas de vários ramos, não só da tecnologia.

No Brasil, ainda consideramos que a inclusão digital está caminhando a passos lentos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa “Computador para Todos”, que existe desde 2005 e subsidiava computadores e notebooks com acesso à Internet para as classes mais baixas da população.

Existem também iniciativas dos governos estaduais, como o do Ceará, que premia os melhores alunos da rede pública de ensino com notebooks, incluindo as escolas indígenas, estimulando o ingresso desses alunos no ensino superior. O crescimento da inclusão digital é lento pelas próprias características geográficas, sociais e culturais do país. Por isso, esperar apenas por iniciativas dos governos não é uma boa saída.

As empresas também podem (e devem) atuar ativamente para acelerar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E a inclusão social é uma dessas maneiras de causar impactos positivos no país e no mundo.E engana-se quem pensa que somente grandes empresas, gigantes da indústria ou multinacionais podem criar e sabem como começar projeto de impacto social relevante.

Logicamente, elas dispõem de mais recursos, sejam eles materiais ou humanos, para impactar o maior número de pessoas em situação de desigualdade. Mas empresas de todos os portes podem criar seus próprios projetos de impacto social, de acordo com seus valores, com a sua disponibilidade e com o seu core business.
A Rock Content, por exemplo, tem a Rock.org, que é um projeto de impacto social que acredita na educação e no empreendedorismo como ferramenta de inclusão social. Assim, foi criado o Rock Volunteer Day, em que 250 colaboradores da empresa puderam participar e contou inclusive com uma premiação em forma de doação para uma ONG.

Buscar iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), por exemplo, é uma maneira de começar a pensar nos impactos sociais que a sua empresa pode trazer.
Isso gera melhoria da imagem da empresa, aumento no número de consumidores, engajamento dos colaboradores e clientes, além de aumentar a fidelidade deles, fortalecendo a marca.Os projetos sociais, usando ou não a inclusão digital, geram uma série de benefícios para a empresa e para a sociedade, criando um ciclo virtuoso.
Vamos entender um pouco melhor assistindo os vídeos a seguir:
Inclusão digital de Idosos cresce cada vez mais no país

Inclusão digital para deficientes 

Projeto promove a inserção de jovens negros no mercado de trabalho


É inconcebível falar no Brasil sem a inclusão digital

-Vamos exercitar o conhecimento!!!


- Atividade 2- Desenvolvimento: (Realize o registro das atividades em seu caderno - Diário de Bordo).       

1.     De que forma a inclusão digital pode contribuir para a entrada de jovens no mercado de trabalho?

2. Na sua opinião, uma parcela da população que esteja digitalmente excluída poderia ser vítima de segregação e preconceito? Justifique sua resposta.

3. De que forma as empresas podem promover a inclusão digital? E qual a contribuição desta ação para a própria empresa?

4. Cite algumas ações cotidianas que uma pessoa inserida no mundo digital poderia realizar diariamente de sua própria residência.

5. Em meio a nossa realidade atual, de que maneira as tecnologias de informação (TIC’s), poderiam contribuir para a qualidade de vida da população?
                                        
- Atividade 3: Avaliação de Desenvolvimento.                      

– Mostre sua Criatividade – Escolha uma das atividades abaixo e desenvolva!

Sugestões:

1 - Crie um vídeo curto com o auxílio do seu celular, demonstrando a importância da inclusão digital no Brasil.

2- Organize um fanzine demonstrando como uma pessoa que não está incluída na era digital é vista pela sociedade.

3- Faça uma foto varal indicando quais grupos da população brasileira são mais excluídos na era digital.


Escreva a resposta da Questão 2 (atividade de desenvolvimento)aqui no Blog. Coloque seu nome e resposta! - Sejam Criativos respostas iguais anulam a pontuação.



    Aula Por.: Malba Thaisa






terça-feira, 5 de maio de 2020

1ºAno - Redes Sociais - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:1 Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Biologia, Filosofia e Sociologia;
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Malba Thaisa
TEMA NORTEADOR: Redes Sociais 
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema REDES SOCIAIS. 

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença! 


Cronograma de Atividades                               Carga horária: 3h    
Atividade Inicial:  Faça a leitura do texto abaixo e veja os vídeos com atenção para que você consiga desenvolver as atividades 2 e 3.       



Observe as imagens que seguem:

Há alguma semelhança com nossa realidade atual ????

Redes sociais: impactos positivos e negativos na vida pessoal e profissional

Atualmente as pessoas passam mais tempo na internet do que se comunicando pessoalmente com outras pessoas. Refletir sobre os impactos das redes sociais na vida pessoal é importante para não se deixar levar pelo mundo virtual apenas e se isolar do mundo real.
O mundo virtual tomou conta da vida das pessoas. As redes sociais mais do que nunca fazem parte da rotina de muita gente, chegando mesmo a trazer problemas de relacionamento, comunicação e administração do tempo.
Não dá mais para viver sem a comunicação virtual, pois as informações estão nas mãos de todos de forma instantânea.
Todos os dias surgem novos equipamentos e softwares que transformam a rotina de crianças, jovens, adultos e também dos idosos, que descobriram a internet como um meio de terem mais atividades e se comunicarem com seus familiares que moram em lugares distantes.
Existem muitos fatores positivos na utilização das redes sociais, como por exemplo, a troca rápida de informações, a atualização em tempo real do que acontece em todos os setores (acadêmicos comerciais e empresariais).
De acordo com os resultados de pesquisas, no Brasil, apesar de todos os problemas enfrentados pela população, a internet vem ganhando espaço e já é utilizada por mais de 50% dos brasileiros acima de dez anos, ou seja, 85 milhões de pessoas. Um fato curioso é que os principais motivos para os brasileiros acessarem a internet nos smartphones são para acessar as redes sociais (30%).
A necessidade de se estar conectado tornou-se tão forte que as pessoas acordam, caminham, alimentam e muitas vezes, não dormem, fazendo uso das redes sociais como o Facebook, o WatsApp, entre outras. O acesso em nível mundial é tão intenso, que a cidade chinesa de Chongqing implantou uma faixa exclusiva para usuários de smartphones. A medida tem como objetivo evitar acidentes entre pedestres distraídos que usam o celular enquanto caminham.
Da mesma forma que há um faixa para quem usa o celular, há uma faixa exclusiva na calçada para quem não está utilizando o dispositivo.
São diversos os aspectos positivos da comunicação virtual, porém, o uso excessivo ou indiscriminado da internet, juntamente com as redes sociais, podem trazer resultados negativos nas relações pessoais, na comunicação com o ambiente externo, além do mau desempenho profissional. 
O impacto negativo é tão grande que algumas posturas diante desse tipo de comunicação já são consideradas como as grandes “sabotadoras do tempo”, tendo em vista que qualquer ruído de notificação no smartphone tira imediatamente a concentração das pessoas nas atividades que possam estar realizando. Profissionais da área de Administração do Tempo, já sugerem que esse aviso de recebimento de alguma notificação seja desativado do aparelho, principalmente, quando se está trabalhando.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o perigo da falta de socialização devido ao uso indiscriminado das redes sociais. Não dá mais para deixar de observar as pessoas em locais de diversão como bares, restaurantes ou praias, que preferem ficar manuseando os dispositivos móveis ao invés de conversarem entre si, respondendo muitas vezes de forma monossilábica às perguntas que são feitas ou até mesmo não vendo o que se passa ao seu redor.

Vamos entender melhor o uso das redes sociais e a saúde mental, assista o vídeo a seguir:


 "Na era das Redes Sociais em que vivemos, não deixe de curtir as pessoas de bem e de compartilhar o seu conhecimento com o mundo."
~ José Ricardo Noronha


-Vamos exercitar o conhecimento!!!

- Atividade 2 -Registre em seu diário de bordo!

1. Quais impactos positivos e negativos as redes sociais geram na sua vida pessoal?

2. O uso exagerado das mídias sociais geram diversos problemas para a saúde metal das pessoas. A partir de que momento deve-se procurar ajuda de um profissional?

3. Cite alguns aspectos positivos no uso das redes sociais.

4. É cada vez mais comum bebês fazerem uso de aparelhos tecnológicos. Na adolescência e na fase adulta podem apresentar NOMOFOBIA. Explique o significado deste termo.
5. Além de mudanças de comportamento e dificuldade em tomar decisões, o vício em redes sociais também podem ocasionar outros sintomas. Cite alguns deles.

- Atividade 3:  Avaliação de Desempenho.                     

– Mostre sua Criatividade – Escolha uma das atividades abaixo e desenvolva!

Sugestões:

1 - Crie um vídeo curto com o auxílio do seu celular, demonstrando a importância de se utilizar as redes sociais de forma equilibrada.

2- Organize um fanzine demonstrando os sintomas que uma pessoa viciada em redes sociais pode apresentar e como obter ajuda.

3- Faça um foto varal com os aspectos positivos e negativos do uso das mídias tecnológicas.

OBS.: O Registro da questão 1 além de escrita em seu diário de bordo deve constar nos comentários abaixo! -Sejam criativos - Respostas iguais anulam a pontuação  - Coloque seu nome e sua resposta


Aula Por.: Malba Thaisa

9ºAno - Alimentação Saudável - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:9 Ano/Ensino Fundamental II
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Marcelo Bezerra
TEMA NORTEADOR: Alimentação Saudável
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença! 


Cronograma de Atividades                                      Carga horária: 3h


 Atividade Inicial: Faça a leitura do texto abaixo e veja os vídeos com atenção para que você consiga desenvolver as atividades 2 e 3.       


Alimentação Saudável


Primeiramente devemos entender que uma alimentação saudável se baseia no consumo de todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo. Assim sendo, é fundamental que nossa dieta inclua proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, grande parte da população não ingere os valores mínimos recomendados de sais minerais e vitaminas, por exemplo. Essa deficiência pode provocar problemas na formação dos ossos, anemias, fraqueza muscular, problemas de visão, dificuldades respiratórias etc. Temos três principais refeições durante o dia: Café da manhã, almoço e jantar.
Vamos entender um pouco mais sobre a alimentação nesse vídeo: 



Com o ritmo cada vez mais frenético das grandes cidades, resta-nos pouco tempo para cuidar da alimentação e acabamos consumindo comidas rápidas, como lanches. Os alimentos industrializados podem conter substâncias que fazem mal em grande quantidade, como é o caso dos açúcares, gorduras e sódio. O açúcar, por exemplo, pode ser responsável pelo aumento do peso e da quantidade de açúcar no sangue, provando a diabetes. A gordura, por sua vez, relaciona-se com problemas nos vasos sanguíneos e no coração; e o sódio provoca pressão alta quando consumido em excesso. 

Alimentos Processados.

       É importante compreender que: em alguns casos não é o excesso de alimentação que causa danos, e sim a deficiência de nutrientes. Denomina-se de desnutrição a condição clínica caracterizada pela deficiência de algum nutriente, seja pela má alimentação, seja pela ingestão insuficiente. Esse problema de saúde gera perda muscular, emagrecimento, alterações na pele e cabelo, anemia, alterações ósseas e no sistema nervoso, entre outros danos

Vamos exercitar o conhecimento!!!


Atividade Principal (Registre em seu caderno):  

1. O que classifica uma comida de verdade?

2. Durante o preparo dos alimentos quais as medidas de higiene devem ser adotadas para evitar a contaminação da comida?

3. Converse com seus parentes e pergunte quais os lanches que fizeram parte da infância deles? Agora liste os que você faz, analise, quem tinha uma alimentação mais saudável?
4. Qual a cidade em que nasceram as pessoas que moram com você e, qual o alimento mais comercializado na cidade deles durante a infância?

Atividade de Avalição: Você é o Masterchef      
Essa atividade deve ser respondida nos comentários - - Coloque seu nome e sua resposta



-Mão na Massa!
Pesquise uma receita de lanche com baixo custo saudável que pode ser feita em sua casa durante esse período de Pandemia.
Registre o nome da receita e cole o link dela nos comentários. 


Aula Por.: Marcelo Bezerra