terça-feira, 5 de maio de 2020

9ºAno - Alimentação Saudável - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:9 Ano/Ensino Fundamental II
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Marcelo Bezerra
TEMA NORTEADOR: Alimentação Saudável
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença! 


Cronograma de Atividades                                      Carga horária: 3h


 Atividade Inicial: Faça a leitura do texto abaixo e veja os vídeos com atenção para que você consiga desenvolver as atividades 2 e 3.       


Alimentação Saudável


Primeiramente devemos entender que uma alimentação saudável se baseia no consumo de todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo. Assim sendo, é fundamental que nossa dieta inclua proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, grande parte da população não ingere os valores mínimos recomendados de sais minerais e vitaminas, por exemplo. Essa deficiência pode provocar problemas na formação dos ossos, anemias, fraqueza muscular, problemas de visão, dificuldades respiratórias etc. Temos três principais refeições durante o dia: Café da manhã, almoço e jantar.
Vamos entender um pouco mais sobre a alimentação nesse vídeo: 



Com o ritmo cada vez mais frenético das grandes cidades, resta-nos pouco tempo para cuidar da alimentação e acabamos consumindo comidas rápidas, como lanches. Os alimentos industrializados podem conter substâncias que fazem mal em grande quantidade, como é o caso dos açúcares, gorduras e sódio. O açúcar, por exemplo, pode ser responsável pelo aumento do peso e da quantidade de açúcar no sangue, provando a diabetes. A gordura, por sua vez, relaciona-se com problemas nos vasos sanguíneos e no coração; e o sódio provoca pressão alta quando consumido em excesso. 

Alimentos Processados.

       É importante compreender que: em alguns casos não é o excesso de alimentação que causa danos, e sim a deficiência de nutrientes. Denomina-se de desnutrição a condição clínica caracterizada pela deficiência de algum nutriente, seja pela má alimentação, seja pela ingestão insuficiente. Esse problema de saúde gera perda muscular, emagrecimento, alterações na pele e cabelo, anemia, alterações ósseas e no sistema nervoso, entre outros danos

Vamos exercitar o conhecimento!!!


Atividade Principal (Registre em seu caderno):  

1. O que classifica uma comida de verdade?

2. Durante o preparo dos alimentos quais as medidas de higiene devem ser adotadas para evitar a contaminação da comida?

3. Converse com seus parentes e pergunte quais os lanches que fizeram parte da infância deles? Agora liste os que você faz, analise, quem tinha uma alimentação mais saudável?
4. Qual a cidade em que nasceram as pessoas que moram com você e, qual o alimento mais comercializado na cidade deles durante a infância?

Atividade de Avalição: Você é o Masterchef      
Essa atividade deve ser respondida nos comentários - - Coloque seu nome e sua resposta



-Mão na Massa!
Pesquise uma receita de lanche com baixo custo saudável que pode ser feita em sua casa durante esse período de Pandemia.
Registre o nome da receita e cole o link dela nos comentários. 


Aula Por.: Marcelo Bezerra



19 comentários:

  1. https://www.hsnstore.pt/blog/lanches-saudaveis/ smoothei de tomate

    ResponderExcluir
  2. https://www.hsnstore.pt/blog/lanches-saudaveis/ smoothei de tomate. Eduardo Airton 9 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo! Adorei a dica do lanche saudável! Parabésn por sua participação!

      Excluir
  3. Davy Marcelino
    9° ano "A"

    https://www.saboresajinomoto.com.br/receita/sanduiche-saudavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davy! Um sanduiche saudável é bom mesmo! Parabéns po sua sugestão de lanche saudável!

      Excluir
  4. Gerdson martins
    9° ano A

    https://www.treinus.com.br/blog/14-receitas-saudaveis-e-baratas/

    ResponderExcluir
  5. Nome: Hermes dade "9"A

    1:nada mais e do que a comida caseira que preparamos em casa sem ultilizar ingredinetes naturais, substância Química como corantes, conservantes e arromatizante.

    2: não nunca as comidas e lavar mantimentos usados e sempre lavar as mão

    3: meus pais: salada de fruntas
    Meu: coxinha e pastel
    Meus país que tenham alimentação saudável

    4: majozidoro
    Jaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes, muito boa sua participação! É, então vamos melhorar essa alimentação e deixar o "Gula" de lado né?!

      Excluir
  6. NOME: Raissa Macário
    SÉRIE:9°A

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (laboratório de iniciativas sociais ou comunitárias)

    1.sao alimentos de um só alimento de um só ingrediente que são ricos em vitaminas e minerais não possuem adotivos químicos e são geralmente não processados

    2.ALGUMAS MEDIDAS:
    °lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento.
    °não congele alimentos que já foram descongelados
    °descongele os alimentos sempre dentro da geladeira

    3°MINHA MÃE:milho,mel,leite com açúcar
    MEU PAI:manga,jaca,goiaba,etc..
    MEU IRMÃO:jujuba, chocolate,e etc..
    A mais Saudável é a do meu pai,e da minha mãe!

    4°minha mãe nasceu em BATALHA-AL(alimento mas comercializado é o leite)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa! Parabéns por sua participação! Precisamos de lanches mais saudáveis, mas é com o tempo que vamos adaptando!

      Excluir
  7. Rayssa Martins 9°A

    questão 1:Comida caseira que preparamos em nossa casa utilizando ingredientes naturais nutritivos e sem adição de substâncias químicas como corantes, conservantes, aromatizantes.

    Questão 2 : lava bem o local onde a comida será preparada, lavar as mãos e os alimentos, manter as verduras em um bom ambiente.

    Questão 3 : pai : manga , biscoito de polvilho , caju.
    Meu irmão : coxinha , bala , coca-cola e salgadinhos
    Quem teve uma alimentação melhor foi meu pai !

    Questão 4: Arapiraca- manga e caju


    Lanche Natural
    https://www.tudogostoso.com.br/receita/44720-lanche-natural-de-atum-light.html

    ResponderExcluir
  8. Davy Marcelino
    9°ano "A"

    1-Sem ingredientes estranhos, sem aromatizantes,corantes, conservantes e estabilizantes. Você usa apenas alimentos que vem da natureza.

    2- Antes de qualquer preparo lave bem as mão
    - se você comprou frutas, nunca esqueça de higienizar bem elas

    3-minha mãe_ salada de frutas e etc

    Meu pai_ pitizza comidas ñ saudável

    Minha irmã_ arroz, frutas, verduras


    Minha outra irmã2_ pitizza, frutas, verduras
    Então a mais saudável seria minha mãe e as minhas irmãs

    4- minha mãe nasceu em Bateguara (Feijão e arroz)

    ResponderExcluir
  9. Escola Estadual Dr Edson dos Santos Bernardes
    Nome:Érica Andrielly
    Série:9 ano A

    Atividade

    1.Uma comida verdadeira é aquela bem colorida e rica em nutrientes, carboidratos e lipídios.
    2.Lavar bem as mãos e lavar bem os alimentos.
    3.minha mãe comia bolocha,frutas, suco.
    Eu como pipoca, pizza,pastel. Quem tinha uma alimentação mais saudável era minha mãe.
    4. Minha mãe nasceu em Maceió. E o alimento mais comercializado era a carne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua participação Érica!!! Ótimas respostas! e assim como sugeri ´para os outros colegas, vamos buscar mais lanches saudáveis!

      Excluir
  10. Escola Estadual Dr. Edson santos Bernardes
    Nome: Victor Matheus da Silva Ramos
    Série: 9 ano
    turma:a

    1. O que classifica uma comida de verdade?

    R=uma comida que é rica em vitaminas, uma que faz bem para nossa saúde, sem aromatizantes, conservantes em excesso, coisas mais naturais

    2. Durante o preparo dos alimentos quais as medidas de higiene devem ser adotadas para evitar a contaminação da comida?

    R=lavar bem o local antes de colocar a comida, lavar bem as mão anted de pegar na comida, a comida deve ser lavada antes com detergente, logo após fervida, usar toucas para que não caiam cabelos na comida.


    3. Converse com seus parentes e pergunte quais os lanches que fizeram parte da infância deles? Agora liste os que você faz, analise, quem tinha uma alimentação mais saudável?

    R=Vó: pão com queijo manga, biscoito de polvilho, doces de banana, etc.

    minha alimentação tem frutas, alguns cereais, biscoitos, sucos etc

    4. Qual a cidade em que nasceram as pessoas que moram com você e, qual o alimento mais comercializado na cidade deles durante a infância?

    R=minha vó nasceu em Maceió, junto comigo e todos meus familiares que tenho consciência.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por sua participação e também por suas opções saudáveis de lanches!

    ResponderExcluir