terça-feira, 5 de maio de 2020

1ºAno - Redes Sociais - Semana 04 à 15/05/2020

ETAPA:1 Ano/Ensino Médio
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Biologia, Filosofia e Sociologia;
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Malba Thaisa
TEMA NORTEADOR: Redes Sociais 
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou Comunitárias


ROTEIRO DE ESTUDOS

Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos! 

Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema REDES SOCIAIS. 

Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades! 


Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença! 


Cronograma de Atividades                               Carga horária: 3h    
Atividade Inicial:  Faça a leitura do texto abaixo e veja os vídeos com atenção para que você consiga desenvolver as atividades 2 e 3.       



Observe as imagens que seguem:

Há alguma semelhança com nossa realidade atual ????

Redes sociais: impactos positivos e negativos na vida pessoal e profissional

Atualmente as pessoas passam mais tempo na internet do que se comunicando pessoalmente com outras pessoas. Refletir sobre os impactos das redes sociais na vida pessoal é importante para não se deixar levar pelo mundo virtual apenas e se isolar do mundo real.
O mundo virtual tomou conta da vida das pessoas. As redes sociais mais do que nunca fazem parte da rotina de muita gente, chegando mesmo a trazer problemas de relacionamento, comunicação e administração do tempo.
Não dá mais para viver sem a comunicação virtual, pois as informações estão nas mãos de todos de forma instantânea.
Todos os dias surgem novos equipamentos e softwares que transformam a rotina de crianças, jovens, adultos e também dos idosos, que descobriram a internet como um meio de terem mais atividades e se comunicarem com seus familiares que moram em lugares distantes.
Existem muitos fatores positivos na utilização das redes sociais, como por exemplo, a troca rápida de informações, a atualização em tempo real do que acontece em todos os setores (acadêmicos comerciais e empresariais).
De acordo com os resultados de pesquisas, no Brasil, apesar de todos os problemas enfrentados pela população, a internet vem ganhando espaço e já é utilizada por mais de 50% dos brasileiros acima de dez anos, ou seja, 85 milhões de pessoas. Um fato curioso é que os principais motivos para os brasileiros acessarem a internet nos smartphones são para acessar as redes sociais (30%).
A necessidade de se estar conectado tornou-se tão forte que as pessoas acordam, caminham, alimentam e muitas vezes, não dormem, fazendo uso das redes sociais como o Facebook, o WatsApp, entre outras. O acesso em nível mundial é tão intenso, que a cidade chinesa de Chongqing implantou uma faixa exclusiva para usuários de smartphones. A medida tem como objetivo evitar acidentes entre pedestres distraídos que usam o celular enquanto caminham.
Da mesma forma que há um faixa para quem usa o celular, há uma faixa exclusiva na calçada para quem não está utilizando o dispositivo.
São diversos os aspectos positivos da comunicação virtual, porém, o uso excessivo ou indiscriminado da internet, juntamente com as redes sociais, podem trazer resultados negativos nas relações pessoais, na comunicação com o ambiente externo, além do mau desempenho profissional. 
O impacto negativo é tão grande que algumas posturas diante desse tipo de comunicação já são consideradas como as grandes “sabotadoras do tempo”, tendo em vista que qualquer ruído de notificação no smartphone tira imediatamente a concentração das pessoas nas atividades que possam estar realizando. Profissionais da área de Administração do Tempo, já sugerem que esse aviso de recebimento de alguma notificação seja desativado do aparelho, principalmente, quando se está trabalhando.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o perigo da falta de socialização devido ao uso indiscriminado das redes sociais. Não dá mais para deixar de observar as pessoas em locais de diversão como bares, restaurantes ou praias, que preferem ficar manuseando os dispositivos móveis ao invés de conversarem entre si, respondendo muitas vezes de forma monossilábica às perguntas que são feitas ou até mesmo não vendo o que se passa ao seu redor.

Vamos entender melhor o uso das redes sociais e a saúde mental, assista o vídeo a seguir:


 "Na era das Redes Sociais em que vivemos, não deixe de curtir as pessoas de bem e de compartilhar o seu conhecimento com o mundo."
~ José Ricardo Noronha


-Vamos exercitar o conhecimento!!!

- Atividade 2 -Registre em seu diário de bordo!

1. Quais impactos positivos e negativos as redes sociais geram na sua vida pessoal?

2. O uso exagerado das mídias sociais geram diversos problemas para a saúde metal das pessoas. A partir de que momento deve-se procurar ajuda de um profissional?

3. Cite alguns aspectos positivos no uso das redes sociais.

4. É cada vez mais comum bebês fazerem uso de aparelhos tecnológicos. Na adolescência e na fase adulta podem apresentar NOMOFOBIA. Explique o significado deste termo.
5. Além de mudanças de comportamento e dificuldade em tomar decisões, o vício em redes sociais também podem ocasionar outros sintomas. Cite alguns deles.

- Atividade 3:  Avaliação de Desempenho.                     

– Mostre sua Criatividade – Escolha uma das atividades abaixo e desenvolva!

Sugestões:

1 - Crie um vídeo curto com o auxílio do seu celular, demonstrando a importância de se utilizar as redes sociais de forma equilibrada.

2- Organize um fanzine demonstrando os sintomas que uma pessoa viciada em redes sociais pode apresentar e como obter ajuda.

3- Faça um foto varal com os aspectos positivos e negativos do uso das mídias tecnológicas.

OBS.: O Registro da questão 1 além de escrita em seu diário de bordo deve constar nos comentários abaixo! -Sejam criativos - Respostas iguais anulam a pontuação  - Coloque seu nome e sua resposta


Aula Por.: Malba Thaisa

Um comentário:

  1. 1. Quais impactos positivos e negativos as redes sociais geram na sua vida pessoal? Os impactos positivos é que as redes sociais pode nós aproximar de pessoas que estár longe e nós afastar de quem está perto, podem também nós ajudar facilitando nossa vida ou nós viciando em redes sociais, as redes sociais tem sua parte positiva ou negativa como a vida, a questão é de que maneira nós a usaremos em nosso cotidiano.

    2. O uso exagerado das mídias sociais geram diversos problemas para a saúde metal das pessoas. A partir de que momento deve-se procurar ajuda de um profissional? Quando a falta de redes sociais lhe causar ansiedade e outros problemas mentais.

    3. Cite alguns aspectos positivos no uso das redes sociais.
    Facilitam sabermos as notícias do que está acontecendo no mundo lá fora, facilitam a expressão do que se sente e pensa, dão a oportunidade de pensar antes de reagir.

    4. É cada vez mais comum bebês fazerem uso de aparelhos tecnológicos. Na adolescência e na fase adulta podem apresentar NOMOFOBIA. Explique o significado deste termo.
    NOMOFOBIA quer dizer dependência de celular quando desde de jovem é apresentado o uso do celular, pessoas podem ter dependência do celular, com mudanças de comportamento etc...

    5. Além de mudanças de comportamento e dificuldade em tomar decisões, o vício em redes sociais também podem ocasionar outros sintomas. Cite alguns deles. Como ansiedade, problemas psicológicos, e dificuldade de interagir com a sociedade.
    - Atividade 3: Avaliação de Desempenho.

    – Mostre sua Criatividade – Escolha uma das atividades abaixo e desenvolva!




    Eduarda Cristina Silva Do Nascimento do 1°ano C

    ResponderExcluir