ETAPA:8 Ano/Ensino Fundamental
II
PERÍODO:
04
a 15/05/2020
COMPONENTES
CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso
DOCENTE(S)
ORIENTADOR(ES): Elié
Paula
TEMA
NORTEADOR: Bullying
nas Escolas
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou ComunitáriasROTEIRO DE ESTUDOS
Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos!
Nesta quinzena 04 a 15/05/2020 iremos abordar o tema BULLYING nas ESCOLAS.
Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades!
Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença!
Cronograma de Atividades Carga horária: 3h
Atividade Inicial: Leia atentamente o texto
abaixo e veja o vídeo com atenção, isso o ajudará no desenvolvimento da atividade
2.
O
Bullying é um tema muito falado hoje em dia, quem nunca ouviu a frase: “Tia, o
Zezinho está fazendo bullying com a Rosinha”, por exemplo. O que antes era tratado como apelido inocente,
tornou-se algo muito mais sério, além de ofensas verbais, as agressões
tornaram-se físicas e constantes. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre o
Bullying, assista o vídeo a seguir:
Pronto,
agora que você já viu os tipos de Bullying que infelizmente acontecem no
ambiente escolar e as consequências dessas ações violentas. Vamos entender como
podemos melhorar nossa Escola para evitar tais situações desagradáveis.
Lei
Antibullying - Em 2015 entrou em vigor a lei nº
13.185/2015, que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e
combate ao Bullying. A criação de campanhas educativas e o fornecimento de assistência
psicológica, social e jurídica às vítimas e agressores.
Bullying
não é piada nem brincadeira, e deve ser combatido diariamente por alunos,
professores, diretores e pais, com informação, respeito e comunicação.
Combate
ao Bullying
No
combate ao Bullying cuidamos das emoções não apenas do agredido, mas também do
agressor, das testemunhas, professores, diretores e pais, promovendo um
ambiente de maior respeito e entendimento entre todos.
Ao
combater o Bullying cuidamos do agressor para que este desenvolva empatia,
autocontrole e pense antes de agir, E com o agredido, trabalhamos para que este
aprenda a proteger sua emoção, desenvolva autoconfiança e autoestima.
Entenda
melhor as consequências do Bullying escolar em assistindo esse vídeo e você
estará pronto para a atividade 2:
- Atividade 2:
Copie e registre no seu caderno (diário de Bordo)
1. Quais os 8
conceitos que classificam o Bullying Escolar?
2. Quais os
cuidados desenvolvidos com o Agressor e a vítima de Bullying?
-Atividade de Avaliação (Observe as sugestões abaixo)
Frases repetidas não serão avaliadas!
↓↓Sua resposta deve ser inserida nos comentários abaixo!↓↓
😄 - Coloque seu nome e sua resposta😄
😄 - Coloque seu nome e sua resposta😄
Sugestão1. Elabore uma lista com frases que representem boas ações no
enfrentamento ao Bullying. Pelo menos 2 frases.
Sugestão 2. Converse com seus familiares e faça a seguinte pergunta:
Qual conselho que
você daria hoje em dia para quem comete a prática do Bullying?
Atividade Complementar: - Registre no seu caderno - Diário de Bordo
Assista o vídeo a seguir e escreva um texto sobre a importância da empatia e o bullying. O texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.
Atividade Complementar: - Registre no seu caderno - Diário de Bordo
Assista o vídeo a seguir e escreva um texto sobre a importância da empatia e o bullying. O texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.
Aula Por.: Elié Paula


Roberth 8 B
ResponderExcluirMeu conselho para o fim do bullying e acompanhamento psicólogico ao agressor pois pra fazer mal aos outros e por que não está bem consigo mesmo.
Sim Roberth, ótimas sugestões de apoio, realmente se a pessoa tem atitudes agressivas, algo não está bem com ele e precisa de ajuda psicológica! Parabéns por sua participação!
ExcluirTarlison 8 B
ResponderExcluirMeu aconselhamento é que a vítima que está sendo agredida converse com seus familiares e amigos próximos e tentassem resolver com os pais do agressor e com o apoio da escola e amigos fosse tudo sendo reajustado.
Sim Tarlison, o diálogo é o melhor caminho! Com o apoio de todos tudo se resolve da melhor maneira! Fico feliz com sua participação!
Excluir