ETAPA:9 Ano/Ensino Fundamental II
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Marcelo Bezerra
TEMA NORTEADOR: Alimentação Saudável
LABORATÓRIO: Lab. de Desenvolv. Iniciativas Sociais ou ComunitáriasROTEIRO DE ESTUDOS
Sejam bem vindos a nossa nova plataforma de conteúdos!
Nesta quinzena 04 à 15/05/2020 iremos abordar o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Leia com atenção as instruções abaixo para desenvolver suas atividades!
Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença!
Cronograma de Atividades Carga horária: 3h
Alimentação Saudável
Primeiramente
devemos entender que uma alimentação saudável se baseia no consumo de
todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo.
Assim sendo, é fundamental que nossa dieta inclua proteínas, carboidratos,
lipídios, vitaminas e sais minerais.
Segundo
a Organização Mundial de Saúde, grande parte da população não ingere os
valores mínimos recomendados de sais minerais e vitaminas, por exemplo. Essa
deficiência pode provocar problemas na formação dos ossos, anemias, fraqueza
muscular, problemas de visão, dificuldades respiratórias etc. Temos três
principais refeições durante o dia: Café da manhã, almoço e jantar.
Vamos
entender um pouco mais sobre a alimentação nesse vídeo:
Com o ritmo cada vez mais frenético das grandes cidades, resta-nos pouco tempo para cuidar da alimentação e acabamos consumindo comidas rápidas, como lanches. Os alimentos industrializados podem conter substâncias que fazem mal em grande quantidade, como é o caso dos açúcares, gorduras e sódio. O açúcar, por exemplo, pode ser responsável pelo aumento do peso e da quantidade de açúcar no sangue, provando a diabetes. A gordura, por sua vez, relaciona-se com problemas nos vasos sanguíneos e no coração; e o sódio provoca pressão alta quando consumido em excesso.
Alimentos Processados.
É importante
compreender que: em alguns casos não é o excesso de alimentação que causa
danos, e sim a deficiência de nutrientes. Denomina-se de desnutrição a condição
clínica caracterizada pela deficiência de algum nutriente, seja pela má
alimentação, seja pela ingestão insuficiente. Esse problema de saúde gera perda
muscular, emagrecimento, alterações na pele e cabelo, anemia, alterações ósseas
e no sistema nervoso, entre outros danos
Vamos exercitar o conhecimento!!!
Atividade Principal (Registre
em seu caderno):
1.
O que classifica uma comida de verdade?
2. Durante o preparo dos
alimentos quais as medidas de higiene devem ser adotadas para evitar a
contaminação da comida?
3. Converse
com seus parentes e pergunte quais os lanches que fizeram parte da infância
deles? Agora liste os que você faz, analise, quem tinha uma alimentação mais
saudável?
4. Qual
a cidade em que nasceram as pessoas que moram com você e, qual o alimento mais
comercializado na cidade deles durante a infância?
Atividade de Avalição: Você é o Masterchef
Essa atividade deve ser respondida nos comentários - - Coloque seu nome e sua resposta
![]() |
-Mão na Massa!
Pesquise uma receita de
lanche com baixo custo saudável que pode ser feita em sua casa durante esse período de
Pandemia.
Registre o nome da receita e cole o link dela nos comentários.
Aula Por.: Marcelo Bezerra




https://www.hsnstore.pt/blog/lanches-saudaveis/ smoothei de tomate
ResponderExcluirhttps://www.hsnstore.pt/blog/lanches-saudaveis/ smoothei de tomate. Eduardo Airton 9 ano A
ResponderExcluirOlá Eduardo! Adorei a dica do lanche saudável! Parabésn por sua participação!
ExcluirDavy Marcelino
ResponderExcluir9° ano "A"
https://www.saboresajinomoto.com.br/receita/sanduiche-saudavel
Davy! Um sanduiche saudável é bom mesmo! Parabéns po sua sugestão de lanche saudável!
ExcluirGerdson martins
ResponderExcluir9° ano A
https://www.treinus.com.br/blog/14-receitas-saudaveis-e-baratas/
O nome é omelete de espinafre
ExcluirReceita bem nutritiva e de baixo custo! Parabéns Gerdson!
ExcluirNome: Hermes dade "9"A
ResponderExcluir1:nada mais e do que a comida caseira que preparamos em casa sem ultilizar ingredinetes naturais, substância Química como corantes, conservantes e arromatizante.
2: não nunca as comidas e lavar mantimentos usados e sempre lavar as mão
3: meus pais: salada de fruntas
Meu: coxinha e pastel
Meus país que tenham alimentação saudável
4: majozidoro
Jaca
Hermes, muito boa sua participação! É, então vamos melhorar essa alimentação e deixar o "Gula" de lado né?!
ExcluirNOME: Raissa Macário
ResponderExcluirSÉRIE:9°A
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (laboratório de iniciativas sociais ou comunitárias)
1.sao alimentos de um só alimento de um só ingrediente que são ricos em vitaminas e minerais não possuem adotivos químicos e são geralmente não processados
2.ALGUMAS MEDIDAS:
°lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento.
°não congele alimentos que já foram descongelados
°descongele os alimentos sempre dentro da geladeira
3°MINHA MÃE:milho,mel,leite com açúcar
MEU PAI:manga,jaca,goiaba,etc..
MEU IRMÃO:jujuba, chocolate,e etc..
A mais Saudável é a do meu pai,e da minha mãe!
4°minha mãe nasceu em BATALHA-AL(alimento mas comercializado é o leite)
Raissa! Parabéns por sua participação! Precisamos de lanches mais saudáveis, mas é com o tempo que vamos adaptando!
ExcluirRayssa Martins 9°A
ResponderExcluirquestão 1:Comida caseira que preparamos em nossa casa utilizando ingredientes naturais nutritivos e sem adição de substâncias químicas como corantes, conservantes, aromatizantes.
Questão 2 : lava bem o local onde a comida será preparada, lavar as mãos e os alimentos, manter as verduras em um bom ambiente.
Questão 3 : pai : manga , biscoito de polvilho , caju.
Meu irmão : coxinha , bala , coca-cola e salgadinhos
Quem teve uma alimentação melhor foi meu pai !
Questão 4: Arapiraca- manga e caju
Lanche Natural
https://www.tudogostoso.com.br/receita/44720-lanche-natural-de-atum-light.html
Davy Marcelino
ResponderExcluir9°ano "A"
1-Sem ingredientes estranhos, sem aromatizantes,corantes, conservantes e estabilizantes. Você usa apenas alimentos que vem da natureza.
2- Antes de qualquer preparo lave bem as mão
- se você comprou frutas, nunca esqueça de higienizar bem elas
3-minha mãe_ salada de frutas e etc
Meu pai_ pitizza comidas ñ saudável
Minha irmã_ arroz, frutas, verduras
Minha outra irmã2_ pitizza, frutas, verduras
Então a mais saudável seria minha mãe e as minhas irmãs
4- minha mãe nasceu em Bateguara (Feijão e arroz)
ótimas respostas Davy! Parabéns por sua participação!
ExcluirEscola Estadual Dr Edson dos Santos Bernardes
ResponderExcluirNome:Érica Andrielly
Série:9 ano A
Atividade
1.Uma comida verdadeira é aquela bem colorida e rica em nutrientes, carboidratos e lipídios.
2.Lavar bem as mãos e lavar bem os alimentos.
3.minha mãe comia bolocha,frutas, suco.
Eu como pipoca, pizza,pastel. Quem tinha uma alimentação mais saudável era minha mãe.
4. Minha mãe nasceu em Maceió. E o alimento mais comercializado era a carne
Parabéns por sua participação Érica!!! Ótimas respostas! e assim como sugeri ´para os outros colegas, vamos buscar mais lanches saudáveis!
ExcluirEscola Estadual Dr. Edson santos Bernardes
ResponderExcluirNome: Victor Matheus da Silva Ramos
Série: 9 ano
turma:a
1. O que classifica uma comida de verdade?
R=uma comida que é rica em vitaminas, uma que faz bem para nossa saúde, sem aromatizantes, conservantes em excesso, coisas mais naturais
2. Durante o preparo dos alimentos quais as medidas de higiene devem ser adotadas para evitar a contaminação da comida?
R=lavar bem o local antes de colocar a comida, lavar bem as mão anted de pegar na comida, a comida deve ser lavada antes com detergente, logo após fervida, usar toucas para que não caiam cabelos na comida.
3. Converse com seus parentes e pergunte quais os lanches que fizeram parte da infância deles? Agora liste os que você faz, analise, quem tinha uma alimentação mais saudável?
R=Vó: pão com queijo manga, biscoito de polvilho, doces de banana, etc.
minha alimentação tem frutas, alguns cereais, biscoitos, sucos etc
4. Qual a cidade em que nasceram as pessoas que moram com você e, qual o alimento mais comercializado na cidade deles durante a infância?
R=minha vó nasceu em Maceió, junto comigo e todos meus familiares que tenho consciência.
Parabéns por sua participação e também por suas opções saudáveis de lanches!
ResponderExcluir