terça-feira, 2 de junho de 2020

1º Ano Ensino Médio - Depressão: Mal do Século - Semana: 01 a 12/06/2020

ETAPA:  1º Ano
PERÍODO: Ensino Médio
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  Ciências, Ens. Religioso e Biologia.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):  
Marcelo Bezerra
TEMA NORTEADOR:  Depressão: Mal do Século
LABORATÓRIO:  Iniciativas Sociais ou Comunitárias
👀Atenção!!!👀
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA QUINZENA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): 

Existência secular

A depressão está longe de ser uma doença do mundo contemporâneo. Fernando Fernandes, médico psiquiatra e pesquisador do programa de transtornos do humor do Ipq do HC da USP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo), lembra que o transtorno já foi descrito —sendo chamado de melancolia —desde o primeiro tratado de medicina do mundo, na Grécia Antiga. "O estado melancólico descrito é muito semelhante ao quadro atual de depressão", diz ele.
Jair de Jesus Mari, chefe do departamento de psiquiatria e psicologia médica da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que Salomão, que teria se tornado o terceiro rei de Israel (966 a 926 a.C.), tem sua depressão descrita no livro de Eclesiastes, presente na Bíblia, onde conta como deixou de ver a graça do mundo ao seu redor. Mari ainda recorda que a primeira edição do livro "A anatomia da melancolia", escrito por Robert Burton, apareceu em 1621 no Reino Unido.
Mas se o transtorno mental é discutido há séculos, por que temos a impressão de que ele é algo recente? É nesse momento que os especialistas começam as discordar. Enquanto alguns sugerem que a depressão só deixou de ser um tabu recentemente e, portanto, mais pessoas foram em busca de tratamento e diagnóstico, outros argumentam que a vida moderna, cercada de imposições em ser feliz, bem-sucedido e estar o tempo todo conectado, sem qualquer aproveitamento do tempo presente, elevou o número de pessoas com o transtorno.

Diminuiu-se o estigma, então a pessoa começa a buscar mais tratamento, conversa mais sobre o assunto, então a doença aparece mais. Estamos quebrando o preconceito em relação à saúde mental.”

Questões

          1) O tema depressão e algo recente para você? Descreva o que você entendeu do texto?
       2) Para você esse tempo de Corona Vírus pode aumentar os transtornos psicológicos na população?
ATIVIDADE PRINCIPAL:

Quais os principais tratamentos para a depressão?

 Cite pelo menos 2 métodos de tratamento nos comentários - Escreva seu nome e turma

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 30min
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:FAÇA O REGISTRO DESSA ATIVIDADE EM SEU DIÁRIO DE BORDO.

Observe a imagem abaixo e responda o que se pede em seguida! 





 Descreva o que você conseguiu identificar nessa imagem?




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1h__


👀Tira dúvidas dia 10/06/2020 – Próxima Quarta-Feira 👀

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
 Registre em seu Diário de Bordo (Caderno)

Faca um texto com suas palavras sobre o Mal do Século “Depressão”? (20 linhas)


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _1 h___


Aula por: Marcelo Bezerra

34 comentários:

  1. 1- Não , eu entendi que a depressão estar longe de ser uma doença contemporânea e que alguns concordam que a depressão vem de seculos e outros discordam.
    2- Sim , pois com a pandemia veio junto o desemprego , a ansiedade e isso e um grande problema para a população .
    3- Acho que um tratamento bom para a depressão , e a ajuda das pessoas e de um bom psicólogo.
    Emilly vitória 1B

    ResponderExcluir
  2. 1-Não,pois a depressão está cada vez mais perto da gente
    2-sim,porque com pandemia e também a quarentena mais pessoas acabam ficando em casa e sendo assim acabam tendo ansiedade e gera uma depressão
    3- psicológico,ajuda da família


    Alinne- 1 b

    ResponderExcluir
  3. 1° não é algo recente.O texto aborda o fato de que a depressão não é de hoje; vem de muito tempo atrás e que ainda gera dúvidas entre os profissionais da área da saúde.
    2° sim,o vírus não trouxe nada de bom;só tem feito pessoas ficarem doentes,morrerem,perder seus empregos,trouxe tristeza,pessoas que sofrem com depressão ou ansiedade também estão cada vez mais precisando de ajuda e tudo isso mexe com o psicológico da população.
    Atividade principal
    3°Psicoterapia e vida saudável
    Atividade Complementar
    R=Uma pessoa se afogando nos sentimentos que afetam a sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1°não, o texto diz que a depressão nao é de hoje.

    2°sim, a quarentena acaba fazendo
    pessoas ficarem isoladas e acaba tendo ansiedade e depressão.

    3°O tratamento mais adequado para a cura da depressão é a ajuda de um psicólogo, ele irá ajudar o paciente e dar todo o apoio necessário e o apoio da família.

    Érica Floriano 1°A

    ResponderExcluir
  6. 1) O tema depressão e algo recente para você? Descreva o que você entendeu do texto?
    Não, conheço pessoas que sofrem e já sofreram de depressão, o texto descreve que a depressão não é desse século vem de muitos séculos atrás, mais a pergunta que o texto aborda é ‘por que temos a impressão de que ele é algo recente? É nesse momento que os especialistas começam as discordar’.
    2) Para você esse tempo de Corona Vírus pode aumentar os transtornos psicológicos na população? Com certeza se antes saindo e interagindo já era difícil para pessoas que sofrem depressão imagina agora, que tá a pessoa com sua própria mente com ansiedade, insônia, insegurança, auto-estima baixa, dor e medo de tudo isso nunca acabar, tudo isso e ela não tem saída, normalmente pessoas que tem depressão quer encontrar uma saída para tirar toda essa dor dentro de si, as vezes tentam suicídio para matar a dor que está sentindo dentro de si, mais essa não é a melhor saída e sim procurar ajuda para passar por isso, procurar ajuda de um profissional e tá sempre ali com amizades que te ajude e não te julgue.
    3) Cite pelo menos 2 métodos de tratamento.
    1- Tricíclicos
    Comprimidos que aumentam a oferta de serotonina e outros neurotransmissores na cabeça. É uma das classes mais antigas.
    2- Imaos
    Remédios que inibem uma enzima que destrói substâncias do bem-estar mental. Só que dão muitos efeitos colaterais.
    Descreva o que você conseguiu identificar nessa imagem?
    A imagem representa uma pessoa e sua mente, dentro dela tem ansiedade, dor, medo, insegurança e auto-estima.
    Faca um texto com suas palavras sobre o Mal do Século “Depressão”? (20 linhas)
    A depressão é um dos mal do século ela afeta principalmente os adolescentes que é o que preocupa mais os psicólogos e psiquiatra, porque os jovens diferente de alguém mais experientes são muito impulsivos não pensam antes de agir isso pode fazer com que façam besteiras sem pensar com se suicidar, a depressão pode chegar a casos extremos como o suicídio, no mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a OMS. É a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos – a primeira é a violência. No Brasil, em 2015, o suicídio foi uma das principais causas de morte nessa mesma faixa etária, juntamente com violência e acidentes de trânsito, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A depressão é algo realmente sério mais as vezes não é tratado como doença pela sociedade mais sim como frescura, as vezes as pessoas começam a criticar as pessoas que passam por isso mais isso não ajuda muito, por isso se for pra criticar e deixa a pessoa pior do que já está melhor guarda suas opiniões para sigo mesmo, se você tem um amigo(o) que passe por isso ajude estando do lado dele dizendo o quanto ele é importante, dando elogios dizendo o quanto ele é lindo dizendo as qualidades dele não os defeitos, isso pode ajudar bastante e fazer a pessoa se sentir um pouco melhor, preste mais atenção naquele amigo que parou de interagir no grupinho de amigos, que está se afastando cada vez mais se distanciando deixando de sair procure saber o que está havendo, a depressão é algo sério e pode matando por dentro quem você mais ama e pode acabar levando essa pessoa a cometer suicídio.


    Eduarda Cristina Silva Do Nascimento do 1°ano C

    ResponderExcluir
  7. 1° não é algo recente.O texto aborda o fato de que a depressão não é de hoje; vem de muito tempo atrás e que ainda gera dúvidas entre os profissionais da área da saúde.
    2° sim,o vírus não trouxe nada de bom;só tem feito pessoas ficarem doentes,morrerem,perder seus empregos,trouxe tristeza,pessoas que sofrem com depressão ou ansiedade também estão cada vez mais precisando de ajuda e tudo isso mexe com o psicológico da população.
    Atividade principal 
    3°Psicoterapia e vida saudável
    Atividade Complementar
    R=Uma pessoa se afogando nos sentimentos que afetam a sua vida.


    Jessica 1ano A

    ResponderExcluir
  8. Nathalia Anita 1-C

    1. Não, a depressão vem desde do tempo antigo, como diz o texto afirma que Salomão, que teria se tornado o terceiro rei de Israel (966 a 926 a.C.), tem sua depressão descrita no livro de Eclesiastes, presente na Bíblia, onde conta como deixou de ver a graça do mundo ao seu redor.

    2.Sim, esses dias de quarentena pode afeta a mete o psicológico das pessoas,as vezes não tem nada para fazer aí se lembra dos antepassados, eu conheço alguém que está passando por isso, é muito complicado, o máximo que devemos fazer para que isso não aconteça é fazer atividades novas nessa quarentena, para se distrair.

    3. Bom, procurar um psicólogo para fazer um bom tratamento é uma ótima opção, os apoio necessários e os apoio da família principalmente é muito importante em momentos delicado como esse.

    ResponderExcluir
  9. 1- não, porque isso e de tempo
    2- sim, porque isso deixa a galera doida
    3- piscologo,familia ,amigos verdadeiros etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- não, porque isso e de tempo
      2- sim, porque isso deixa a galera doida
      3- piscologo,familia ,amigos verdadeiros etc

      Douglas gabriel da silva alves 1-A

      Excluir
  10. 1°-Não,porque a depressão não e de hoje e sim de muito tempo.

    2°-Sim,porque a galera não aguenta mais a pressão.

    3°-Acho que um tratamento bom para a depressão , e a ajuda das pessoas e de um bom psicólogo.

    Luis Fernandes Da Silva 1° "A"

    ResponderExcluir
  11. 1°- Não, a depressão não é de hoje, no texto é citado o rei salomão que teve depressão a muitos anos atrás.
    2°- sim, essa época de coronavírus pode piorar pra essas pessoas que tem depressão, pq geralmente tem parentes que falam muitas coisas ruins com a pessoa que podem ir pro psicológico e ficar pior cada vez mais, entre outras coisas.
    3°-psicólogo, familiares, amigos...

    ResponderExcluir
  12. 1) O tema depressão e algo recente para você? Descreva o que você entendeu do texto? Não , como o texto fala depressão vem muitos tempos atrás so que hoje em dia parece ser mas agreciva muitas pessoas se suicidado
    2) Para você esse tempo de Corona Vírus pode aumentar os transtornos psicológicos na população? Sim porque as pessoas estão muito tempo em casa , isolada então e muito difícil principalmente pra pessoas que ha tem depressão
    3) Cite pelo menos 2 métodos de tratamento. Procura um bom psicólogo , e a família ajuda essa pessoa
    Fabricio de Lima 1 ano B

    ResponderExcluir
  13. 1°não, o texto diz que a depressão nao é de hoje.

    2°sim, a quarentena acaba fazendo
    pessoas ficarem isoladas e acaba tendo ansiedade e depressão.

    3°O tratamento mais adequado para a cura da depressão é um ombro amigo.

    Evelyn Alana 1-A

    ResponderExcluir
  14. 1 Pelo que eu entendi Ele falou que a depressão não é de hoje!
    2 por causa do coronavirus muita gente ficou de quarentena por isso que está sozinho isso deixa eles triste!
    3 neste tempos quem que ter alguma pessoa para ficar junto para eles não se sentir sozinho tem alguém do lado deles!

    ResponderExcluir
  15. 1-Não é recente,o texto fala que a depressão não é de hoje e sim de muito tempo atrás!
    2-Sim,pois pessoas com esses problemas se sente muito sozinho.
    3-Ajuda de amigos e familiares e assistência médica!
    Adryelle Raysa
    1°Ano A

    ResponderExcluir
  16. 1-não, a depressão faz muito tempo
    2-sim, a quarentena faz as pessoas ficarem isoladas e acabam tendo depressão e ansiedade
    3-ajuda de familiares, assistência médica e etc...


    Daiane Santos 1A

    ResponderExcluir
  17. 1- não é recente, porque a muito tempo eu escuto falar dessa doença. Entendi que a depressão está lá longe de ser algo contemporâneo!

    2- sim, porque as únicas coisas que podiam fazer, que é, saindo para se divertir e esquecer os problemas, foram cancelados, por conta do convid-19, daí pediram quarentena e sendo assim, ficou mais fácil de serem prejudicados!

    Amanda Flavia 1B

    ResponderExcluir
  18. Ítalo Rafael 1°A

    1- Não a depressão sempre existiu, todos na vida tem um momento de reflexão e sofrimento, Não li o texto
    2- Depende, algumas pessoas pelo isolamento social acabam ficando mais ansiosas, paranoicas, tendo crises existências e questionando sobre sua vida o tempo inteiro, enquanto outras procuram se desenvolver e aprendem coisas novas, vai de cada um
    3- Entender que você não é o centro das atenções, ninguém realmente se importa se você é de tal jeito ou outro, entendendo que você é um ser completo como um todo, que depender da aprovação ou do companheirismo das outras pessoas pra ter uma autoestima é idiotice, entendendo que grande parte dos seus problemas é você mesmo que cria um drama por cima com paranóias e medos, entendendo que o passado e o futuro não existem, a unica coisa de certeza é o presente, entendendo que você além de ser produtiva também precisa ter prazeres na vida, se conhecendo melhor e aprendendo a dizer fodase para os outros, isso é algumas coisas que ajudam de várias outras

    ResponderExcluir
  19. 1-o texto fala epressão não e de hoje
    2- sim,porque Pessoa com esse problema se sentem sozinhos.
    3- ajude de amigos ,familiares e um psicólogo.
    Sandrielly Karine 1°C

    ResponderExcluir
  20. 1°Não,porque a depressão não e de hoje e sim de muito tempo atrás
    2°-Sim,porque as pessoas acabam ficando mais ansiosas, depressão etc..por conta do isolamento a galera não aguenta mais a pressão
    3°-Acho que um tratamento bom para a depressão , e a ajuda das pessoas e de um bom psicólogo


    Daiane Santos 1A

    ResponderExcluir
  21. 1-não a depressão faz muito tempo que tem!
    2-sim pos as pessoas fuicam ansiosas e pensando no que pode acontecer!
    3-amigos e familiares

    ResponderExcluir
  22. 1) Não. Que a depressão não é uma coisa recente, e que vem afetando a vida a milhares de anos.
    2) Sim, várias pessoas afirmam não estarem dormido direito depois do início da quarentena
    3) Um dos mais eficientes, com toda certeza é a presença dos seus amigos e familiares

    R= Uma pessoa se afundando em sentimentos ruins

    Karine Bianca 1º "C"

    ResponderExcluir
  23. 1° Não! Que a depressão vem de muito tempo atrás, e ele fala de como as pessoas fica com esse transtorno.

    2° Sim, essa doença por estar matando muita gente está abalando a todos, as pessoas já estão começando até ficarem psicóticas com a questão da limpeza isso tudo por cinta do medo.

    3° Ter amigos por perto que dê muito apoio e ter bastante atenção, poder conversar, fazer as coisas que gosta, ficar com quem gosta... tudo isso ajuda.

    Kaylane C... 1°B

    ResponderExcluir
  24. 1°- Não, a depressão não é de hoje. A depressão já é uma doença que vem de séculos atrás, porém em pleno século XXI essa doença se expandiu e está cada vez mais agravada nas pessoas.

    2°- Sim, nessa pandemia pode sim aumentar os transtormos na populaçar plr todo mundo estar dentro de casa sem poder sair pra nenhum lugar e pra quem tem crise de ansiedade é pior por conta do medo, que não sabe quando isso vai parar, e dificulta as consúltas com o psicólogo/psiquiatra. Eu não tenho depressão e nem crise de ansiedade, mas isso também ta mexendo com o meu psicológico, me deixa muito estressada por estar miito em casa.

    3°- Psicólogo, psicoterapia.


    Cryslane Martins de Sales Santos 1°A

    ResponderExcluir
  25. 1- Não, aprendi que a depressão é algo sério e que as pessoas que sofrem com a depressão necessitam de ajuda.
    2- Sim, porque todo esse tempo dentro de casa causa a ansiedade para que tudo que está acabe logo e volte ao normal.
    3- Psicólogo, psiquiatra

    Atividade complementar
    R= Uma pessoa que está se afogando em problemas

    ResponderExcluir
  26. Maria Eduarda 1°A

    1- Não,aprendi que a depressão é algo sério e que as pessoas que sofrem com a depressão necessitam de ajuda.

    2- Sim,porque todo esse tempo dentro de casa causa a ansiedade para que tudo que está acabe logo e volte ao normal.

    3- psicológico,psiquiatra

    Atividade complementar
    R= uma pessoa que está se afogando em problemas

    ResponderExcluir
  27. 1-nao,o texto diz que a depressa nao e de hoje

    2-sim porque pessoa com esse problema se sentem sozinhos

    3-acho que um tratamento bom para a depressao e ajuda de amigo,familiares e um psicologo

    Fabricio de lima 1b

    ResponderExcluir

  28. 1- Não,aprendi que a depressão é algo sério e que as pessoas que sofrem com a depressão necessitam de ajuda.

    2- Sim,porque todo esse tempo dentro de casa causa a ansiedade para que tudo que está acabe logo e volte ao normal.

    3- psicológico,psiquiatra

    Atividade complementar
    R= uma pessoa que está se afogando em problemas


    Guilherme Bipso 1.B

    ResponderExcluir
  29. 1_Não porque meu pai minha tia tem depressão
    2_Sim , pois com a pandemia veio junto o desemprego
    3_psicológico,ajuda da família

    ResponderExcluir