terça-feira, 2 de junho de 2020

8º Ano - Jogos Virtuais - Semana: 01 a 12/06/2020

ETAPA:  8º Ano
PERÍODO: Ensino Fundamental II - Anos Finais.
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  Ciências, Ens. Religioso.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): 
Elié Paula
TEMA NORTEADOR:  JOGOS VIRTUAIS 
LABORATÓRIO:  Iniciativas Sociais ou Comunitárias
👀Atenção!!!👀
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo quando for solicitado.
ATIVIDADES DA QUINZENA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):       Leia o Texto abaixo e assista o vídeo com atenção para desenvolver às atividades propostas.


JOGOS VIRTUAIS: Como identificar e agir frente a possíveis problemas


Em tempos de isolamento social, crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados com a internet e, consequentemente, interessados em jogos virtuais. Diversos desafios aparecem diariamente na rede, aguçando o interesse dos jovens.
Segundo a especialista em psicologia escolar e professora do curso de Psicologia da Universidade UNG, Maria Lucia Marques, os responsáveis devem acompanhar de perto, não apenas os jogos virtuais, mas todas as atividades que estão envolvidas no “mundo virtual”.
Como perceber que algo está acontecendo?
Hoje em dia, é muito comum observar os jovens entretidos com seus celulares, tabletes, computadores e outras “ferramentas” de tecnologia. Os pais devem acompanhar de maneira mais próxima essas influências, é importante estarem atentos não apenas nas “ferramentas”, mas sim aos níveis de mudanças de comportamento e atitudes que estes jovens podem apresentar.
De que forma eles podem procurar ajuda?
A primeira ajuda deve ser dada pelos próprios pais, no sentido de proporcionar a conscientização sobre o uso e o alcance destas tecnologias. Caso tenham dificuldades, é importante buscar por profissionais que possam contribuir com este processo como psicólogos, orientadores pedagógicos das escolas, entre outros. 

Limitar o acesso à internet e rastrear sites acessados seria uma alternativa?
Este tipo de ação mostra-se como uma das ações que estes pais podem utilizar, porém se estabelece mais como uma ação coercitiva de controle do que a real conscientização do próprio usuário. Dependendo da faixa etária, esta é uma conduta que pode trazer alguns resultados, mas para jovens e adolescentes não representa uma alternativa com grande probabilidade de êxito, pois existem meios de “burlar” estes controles. 

Por que, cada vez mais, os adolescentes estão se envolvendo em jogos violentos e perigosos?
Exatamente pela dificuldade de entenderem o que é o mundo real e o que é o universo tecnológico. Esta distinção é fundamental na concepção e preparação do sujeito para o “mundo adulto”, e estas novas gerações estão tendo cada vez mais dificuldades para discernir essas relações. 

Você acredita que os adolescentes estão, cada vez mais, tomando decisões negativas em razão da pressão de amigos?
Os jovens sempre se mostram muito vulneráveis às influências de seus “amigos/colegas”, pois ainda estão em processo de formação de identidade e é o exercício com este mundo externo que contribui para a formação de seu mundo interno. Desta forma, existem muitas variáveis que devem ser consideradas antes de falar que eles estão tomando decisões negativas. Acredito que são decisões imaturas e típicas de quem ainda não consegue diferenciar aquilo que chamamos, anteriormente, de mundo real e mundo virtual, pois ainda estão em processo de formação.

Assista o vídeo a seguir sobre o uso excessivo dos Jogos Virtuais:

VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS PODE ENTRAR NA LISTA DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _1h 30min_
ATIVIDADE PRINCIPAL:




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min___
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Registre em seu Caderno Diário de Bordo

Faça uma tabela com os nomes dos Jogos que você utiliza e ao lado coloque o tempo que você dedicou a esses jogos durante a semana.
Faça isso por pelo menos 3 dias
Ex.:
Jogos
Dia 1
Dia 2
Dia 3
30 min
20min
15min









TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min__

👀 Tira dúvidas 10/06/2020 👀
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 

Os jogos Virtuais trazem satisfação ao nosso cérebro, porém quando uma pessoa se torna dependente daquele jogo eletrônico para se sentir melhor, é sinal de alerta.

Assista o vídeo a seguir:


Agora escreva em seu diário de Bordo!

Quais atitudes podem ser tomadas para aproveitar melhor o tempo evitando distrações e desenvolvendo melhor as atividades diárias.

Escreva um texto com no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h___

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL: 

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO COM ATENÇÃO! 







TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _10 min____
ATIVIDADE PRINCIPAL:    ATIVIDADE 2 
Registre em seu caderno - DIÁRIO de BORDO

- Quais os nomes dos jovens e do adolescente que participou da reportagem?

- Quais os motivos que levaram os meninos a usarem continuamente o computador e usar os Jogos Virtuais?

- Os dois jovens se sentem satisfeitos com uso dos jogos, por quê?

- Quais os indícios que revelem se há dependência dos dispositivos eletrônicos? 

- Quais medidas mencionadas no vídeo que ajudam a evitar o vício em Jogos?

  
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __50min__
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 
 Entenda o funcionamento do cérebro quando estamos jogando



Registre em seu caderno - DIÁRIO de BORDO
 - Quais as justificativas utilizadas pelos entrevistados para defender o vício nos jogos?
- Quais as consequências do uso contínuo dos Jogos Virtuais? 
- Como a OMS descreve o distúrbio de Games, e como é feito o diagnóstico? 
- O comportamento dos adolescentes é adequado para o convívio familiar, como deveria ser na sua opinião?

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __40min__
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
 PESQUISE A DIFERENÇA ENTRE: NECESSIDADE, VÍCIO E DEPENDÊNCIA. 
E FAÇA UM TEXTO INFORMATIVO COM MÍNIMO DE 10 LINHAS EXPLICANDO. ESCREVA EM SEU DIÁRIO DE BORDO




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___1h20min___
Aula Por Elié |Paula

9 comentários:

  1. Roberth 8B

    Existem métodos que funcionam comigo e outros que funciona com pessoas em geral, para uma atividade mais fácil eu escuto música lenta e barulho de televisão analógico, e pra uma mais difícil eu escuto música rápida e reviso minhas respostas 3 vezes durante a atividade .
    E pra evitar a distração eu diminuo o volume das coisas ao meu redor e silencio todas as notificações que podem atrapalhar e as vezes uso exercícios anti estresse já que tenho problema de nervos e em caso de crise não teria onde descontar o meu nervosismo.

    ResponderExcluir
  2. John 8 b

    eu quando estou fazendo uma atividade deficitdeficil gosto de ficar sozinho no meu quato isso funciona muito e me ajuda a me concentrar melhor.

    ResponderExcluir
  3. Eliane 8 c
    Eu mesmo gosto de fazer minha atividades sozinha ninguém comigo se não eu não consigo estudar ai eu faço sozinha

    ResponderExcluir
  4. Ana Luiza 8a
    Eu gosto de ficar sozinha pra poder me concentrar na atividade e responder certa ou eu boto fone de ouvido pra entender o que a professora fala

    ResponderExcluir
  5. Gerdson martins 9°A

    Olha aqui sinceramente eu até que acho bom conseguir manter relacionamentos mesmo a distancia porque tipo as pessoas querendo ou não tem dias estressantes e mesmo que a pessoa não esteja lá, olha aq eu não to fapando de web namorada te certo?,ela vai tentar te ajudar e uma coisa você ja parou pra pensar quanto tempo você passa na internet?atualmente a maioria das pessoas usam as redes sociais sem limite e quando você tá fazendo uma atividade concentrado no seu computador e aparece o sininho de notificação e a pessoa vai ver e só perde tempo e volta para a atividade você fica com -foco, -memoria, -produtividade e se estivermos em algo muito concentrado não se distraia.

    ok agr eu to de boa falou prof kkkk tchau ate mais

    ResponderExcluir
  6. Quando eu faço uma atividade eu gosto de ficar Sozinha sem ninguém falando mais as vezes a pessoa se estressar porque agora as atividades são pela internet então as mensagens ficam chegando aí atrapalha por isso eu eu só gosto ds fazer as atividades quando não tem ninguém.

    ResponderExcluir
  7. GABRIEL 8B

    UMA COISA QUE ME DEIXA NERVOSO É QUANDO EU VENHO FAZER AS ATIVIDADES NO BLOG E FICAM MANDANDO MENSAGENS DESNECESSÁRIA AI EU VOU OLHAR E NÃO É NADA IMPORTANTE, ISSO ME DESCONCENTRA E EU PERCO O FOCO NO QUE EU TAVA FAZENDO, POR ISSO DEIXO PRA FAZER AS ATIVIDADES QUANDO NÃO TEM NINGUÉM PRA MANDAR MENSAGENS.

    ResponderExcluir
  8. assim Eu Fico nervosa por tudo tipo provas tarefas difícil quando eu faço qualquer coisa de errado ou algo do tipo!

    ResponderExcluir