ETAPA: 8º Ano
|
PERÍODO: Ensino Fundamental II - Anos Finais.
|
||||||||||||||||
COMPONENTES CURRICULARES
ENVOLVIDOS: Ciências, Ens. Religioso.
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Elié Paula
|
||||||||||||||||
TEMA
NORTEADOR: JOGOS VIRTUAIS
|
|||||||||||||||||
LABORATÓRIO: Iniciativas
Sociais ou Comunitárias
|
|||||||||||||||||
👀Atenção!!!👀
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus
estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote
suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário
de bordo quando for solicitado.
|
|||||||||||||||||
ATIVIDADES DA QUINZENA
|
CARGA HORÁRIA: 3h
|
||||||||||||||||
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Leia o Texto abaixo e
assista o vídeo com atenção para desenvolver às atividades propostas.
JOGOS VIRTUAIS: Como identificar e agir
frente a possíveis problemas
Em tempos de isolamento social,
crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados com a internet e,
consequentemente, interessados em jogos virtuais. Diversos desafios aparecem
diariamente na rede, aguçando o interesse dos jovens.
Segundo a especialista em
psicologia escolar e professora do curso de Psicologia da Universidade UNG,
Maria Lucia Marques, os responsáveis devem acompanhar de perto, não apenas os
jogos virtuais, mas todas as atividades que estão envolvidas no “mundo
virtual”.
Como perceber que algo está
acontecendo?
Hoje em dia, é muito comum
observar os jovens entretidos com seus celulares, tabletes, computadores e
outras “ferramentas” de tecnologia. Os pais devem acompanhar de maneira mais
próxima essas influências, é importante estarem atentos não apenas nas
“ferramentas”, mas sim aos níveis de mudanças de comportamento e atitudes que
estes jovens podem apresentar.
De que forma eles podem
procurar ajuda?
A primeira ajuda deve ser dada
pelos próprios pais, no sentido de proporcionar a conscientização sobre o uso
e o alcance destas tecnologias. Caso tenham dificuldades, é importante buscar
por profissionais que possam contribuir com este processo como psicólogos,
orientadores pedagógicos das escolas, entre outros.
Limitar o acesso à internet e
rastrear sites acessados seria uma alternativa?
Este tipo de ação mostra-se
como uma das ações que estes pais podem utilizar, porém se estabelece mais
como uma ação coercitiva de controle do que a real conscientização do próprio
usuário. Dependendo da faixa etária, esta é uma conduta que pode trazer
alguns resultados, mas para jovens e adolescentes não representa uma
alternativa com grande probabilidade de êxito, pois existem meios de “burlar”
estes controles.
Por que, cada vez mais, os adolescentes
estão se envolvendo em jogos violentos e perigosos?
Exatamente pela dificuldade de
entenderem o que é o mundo real e o que é o universo tecnológico. Esta
distinção é fundamental na concepção e preparação do sujeito para o “mundo
adulto”, e estas novas gerações estão tendo cada vez mais dificuldades para
discernir essas relações.
Você acredita que os
adolescentes estão, cada vez mais, tomando decisões negativas em razão da
pressão de amigos?
Os jovens sempre se mostram
muito vulneráveis às influências de seus “amigos/colegas”, pois ainda estão
em processo de formação de identidade e é o exercício com este mundo externo
que contribui para a formação de seu mundo interno. Desta forma, existem
muitas variáveis que devem ser consideradas antes de falar que eles estão
tomando decisões negativas. Acredito que são decisões imaturas e típicas de
quem ainda não consegue diferenciar aquilo que chamamos, anteriormente, de
mundo real e mundo virtual, pois ainda estão em processo de formação.
Assista o vídeo a seguir sobre o uso excessivo
dos Jogos Virtuais:
VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS PODE ENTRAR NA LISTA DE TRANSTORNOS
PSIQUIÁTRICOS
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _1h 30min_
|
|||||||||||||||||
ATIVIDADE PRINCIPAL:
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min___
|
|||||||||||||||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Registre em seu Caderno Diário de Bordo
Faça uma
tabela com os nomes dos Jogos que você utiliza e ao lado coloque o tempo que
você dedicou a esses jogos durante a semana.
Faça isso por pelo menos 3 dias
Ex.:
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min__
👀 Tira
dúvidas 10/06/2020 👀
|
|||||||||||||||||
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Os jogos Virtuais trazem satisfação ao nosso
cérebro, porém quando uma pessoa se torna dependente daquele jogo eletrônico
para se sentir melhor, é sinal de alerta.
Assista o vídeo a seguir:
Agora escreva em seu diário de Bordo!
Quais atitudes podem ser tomadas para aproveitar
melhor o tempo evitando distrações e desenvolvendo melhor as atividades
diárias.
Escreva um texto com no mínimo 15 linhas e no
máximo 20 linhas.
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h___
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
Aula Por Elié |Paula
|
|||||||||||||||||
terça-feira, 2 de junho de 2020
8º Ano - Jogos Virtuais - Semana: 01 a 12/06/2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Muitoo boom 💕
ResponderExcluirRoberth 8B
ResponderExcluirExistem métodos que funcionam comigo e outros que funciona com pessoas em geral, para uma atividade mais fácil eu escuto música lenta e barulho de televisão analógico, e pra uma mais difícil eu escuto música rápida e reviso minhas respostas 3 vezes durante a atividade .
E pra evitar a distração eu diminuo o volume das coisas ao meu redor e silencio todas as notificações que podem atrapalhar e as vezes uso exercícios anti estresse já que tenho problema de nervos e em caso de crise não teria onde descontar o meu nervosismo.
John 8 b
ResponderExcluireu quando estou fazendo uma atividade deficitdeficil gosto de ficar sozinho no meu quato isso funciona muito e me ajuda a me concentrar melhor.
Eliane 8 c
ResponderExcluirEu mesmo gosto de fazer minha atividades sozinha ninguém comigo se não eu não consigo estudar ai eu faço sozinha
Ana Luiza 8a
ResponderExcluirEu gosto de ficar sozinha pra poder me concentrar na atividade e responder certa ou eu boto fone de ouvido pra entender o que a professora fala
Gerdson martins 9°A
ResponderExcluirOlha aqui sinceramente eu até que acho bom conseguir manter relacionamentos mesmo a distancia porque tipo as pessoas querendo ou não tem dias estressantes e mesmo que a pessoa não esteja lá, olha aq eu não to fapando de web namorada te certo?,ela vai tentar te ajudar e uma coisa você ja parou pra pensar quanto tempo você passa na internet?atualmente a maioria das pessoas usam as redes sociais sem limite e quando você tá fazendo uma atividade concentrado no seu computador e aparece o sininho de notificação e a pessoa vai ver e só perde tempo e volta para a atividade você fica com -foco, -memoria, -produtividade e se estivermos em algo muito concentrado não se distraia.
ok agr eu to de boa falou prof kkkk tchau ate mais
Quando eu faço uma atividade eu gosto de ficar Sozinha sem ninguém falando mais as vezes a pessoa se estressar porque agora as atividades são pela internet então as mensagens ficam chegando aí atrapalha por isso eu eu só gosto ds fazer as atividades quando não tem ninguém.
ResponderExcluirGABRIEL 8B
ResponderExcluirUMA COISA QUE ME DEIXA NERVOSO É QUANDO EU VENHO FAZER AS ATIVIDADES NO BLOG E FICAM MANDANDO MENSAGENS DESNECESSÁRIA AI EU VOU OLHAR E NÃO É NADA IMPORTANTE, ISSO ME DESCONCENTRA E EU PERCO O FOCO NO QUE EU TAVA FAZENDO, POR ISSO DEIXO PRA FAZER AS ATIVIDADES QUANDO NÃO TEM NINGUÉM PRA MANDAR MENSAGENS.
assim Eu Fico nervosa por tudo tipo provas tarefas difícil quando eu faço qualquer coisa de errado ou algo do tipo!
ResponderExcluir